EXD’99 Intersecções do e no Design

Eventos e Programas — Co-Directora, Co-Directora Artística
Lisboa, Portugal, 1999

Co-directora e co-directora artística da primeira Bienal experimentadesign, realizada entre 12 de Setembro e 16 de Outubro de 1999 em Lisboa.

EXD’99 foi a primeira de 11 Bienais experimentadesign que se realizaram ao longo de 18 anos e colocaram Portugal no roteiro dos grandes eventos culturais à escala mundial.

Organizada pela associação experimenta, a EXD’99 reuniu mais de 150 participantes nacionais e estrangeiros. O evento, inovador em Portugal e no mundo, promoveu exposições, conferências, workshops e várias outras iniciativas, criando uma nova plataforma internacional de reflexão sobre a cultura do Design, baseada em Lisboa, sob o tema Intersecções do e no Design.

 

Com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa Jorge Sampaio.

Lucinda Canelas, in Jornal Público (10 Julho 1999):

Tudo começou em Milão há pouco mais de um ano e meio. A ideia de criar mais um espaço para a divulgação do design em Portugal não era nova, pelo menos não tão nova como a oportunidade de o fazer. Garantidos alguns dos apoios institucionais, Guta Moura Guedes e Marco Sousa Santos, os organizadores, deram forma à Experimenta Design 99, a iniciativa que, reunindo 60 artistas portugueses e outros tantos estrangeiros, vai “passear” por Lisboa, a partir de 11 de Setembro.

Seis meses depois da apresentação pública da Experimenta, o programa, ainda sujeito a alterações, foi divulgado na quarta-feira, reforçando a intenção de “criar um evento em que o design fosse objecto de uma reflexão teórica”, contrariando a “vocação comercial” da maioria dos encontros e mostras que se vão realizando por toda a Europa, explicou ao PÚBLICO Guta Moura Guedes: “A análise do presente e a discussão sobre o futuro do design não se faz. A nível europeu a preocupação centra-se, sobretudo, nas condições de comercialização.”

Para além de procurar criar uma plataforma de recepção internacional, a Experimenta Design 99 tem por objectivo valorizar a produção portuguesa. “No momento em que se faz sentir uma enorme curiosidade em relação ao nosso design, queremos promovê-lo no seu sentido mais lato – o da cultura de projecto.”

Voltar