Metamorphosis

Design e Arquitectura, Exposições
Lisboa, Portugal, 2013

Curadora da exposição Metamorphosis, que foi apresentada no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

GMG foi convidada pela Corticeira Amorim para pensar sobre como explorar o potencial da cortiça e as competências tecnológivas e industriais que esta empresa portuguesa alcançou. Nesse âmbito propôs dois projectos de caracter diferente, a colecção de design MATERIA e uma exposição que resultasse de um projecto de pesquisa e design de novas propostas convidando uma série de arquitectos e designers para trabalharem sobre este material, ambos desenvolvidos com a experimentadesign.

METAMORPHOSIS  resultou assim de um processo de investigação e desenvolvimento sobre as potencialidades e a expansão dos limites de um material profundamente português, a cortiça. Analisou as potencialidades inovadoras, criativas e de vanguarda deste material, visando uma exploração das suas limitações, das suas  fronteiras e da sua capacidade de transformação.
Através da reflexão e pesquisa de um grupo internacional de designers e arquitectos nacionais e internacionais,  METAMORPHOSIS propôs novos produtos, utilidades, projectos baseados nas propriedades únicas deste material. Foi um projeto experimental onde foi atribuído aos autores convidados uma liberdade criativa total para a concepção de novos territórios, funções e formas a partir da cortiça, que se constitui como um recurso relevante na cultura material e produção no século 21.

Participantes: Alejandro Aravena (CL), Álvaro Siza (PT), Amanda Levete (GB), Eduardo Souto De Moura (PT), Herzog & De Meuron (CH), James Irvine (GB), Jasper Morrison (GB), João Luís Carrilho Da Graça (PT), Manuel Aires Mateus (PT) e Naoto Fukasawa (JP)

Metamorphosis foi um projecto desenvolvido pela experimentadesign em parceria com a Corticeira Amorim, totalmente produzido por esta empresa, contando com o entusiasmo e envolvimento de António e Cristina Amorim e toda a sua equipa.

Foi mostrada ao público de 8 NOV — 01 Dezembro de 2013, no Mosteiro dos Jerónimos, como parte integrante da bienal EXD’13, numa inauguração que contou com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Voltar