Nasceu a 23 de Julho de 1965, em Torres Vedras, Portugal, filha de Ruy de Sousa de Moura Guedes e Maria Margarida Alves Gato de Moura Guedes. Tem dois filhos, Rui Maria (1991) e Manuel (1995), e duas netas, Alice (2021) e Olívia (2024).
Guta Moura Guedes desenvolve o seu percurso profissional tendo como principal objectivo reforçar a importância da cultura enquanto pilar de uma sociedade sustentável e igualitária, enquanto factor indispensável à evolução da espécie humana.
Curadora, designer estratégica e gestora cultural, há mais de 25 anos que o seu trabalho se destaca nacional e internacionalmente na área da cultura, do design e da arquitectura. Concebe, dirige e comissaria diversos projectos nestes territórios, exercendo ainda actividade enquanto consultora e enquanto oradora em debates e conferências na área do design e do desenvolvimento estratégico, em Portugal e no estrangeiro. Escreve sobre design, cultura e comunicação para a imprensa portuguesa e estrangeira.
É Presidente da associação cultural sem fins lucrativos Experimenta, sediada em Lisboa, da qual foi co-fundadora em 1998, cargo que ocupa desde 2000, sendo responsável por toda a sua actividade desde então. É cronista do semanário Expresso, com uma coluna sobre design, arquitectura e cultura contemporânea. É Vice-Presidente da associação cultural sem fins lucrativos Terra Heritage, da qual foi co-fundadora em 2021. É directora artística da Terrafoundation, iniciada em 2022 na região da Comporta. É “fellow-member” do Curry Stone Design Prize e do Advisory Board da Fondazione Bisazza em Itália.
Foi durante 18 anos Co-Directora e Directora da bienal experimentadesign, em Lisboa, que teve também uma edição em Amesterdão. Entre vários outros cargos e funções, foi Directora da Fundação Casa da Música, Administradora da Fundação Centro Cultural de Belém, membro do International Advisory Committee de “Torino 2008 World Design Capital”, a primeira capital mundial do design, e Comissária do Ano do Design Português 2014/2015.
Estudou Piano, Biologia, Cobol 74, Gestão Hoteleira e Design.
Foi distinguida em 2004 pela Câmara Municipal de Torres Vedras com a Medalha de Mérito Cultural, em 2005 pelo Governo Francês com a Ordem de “Chevalier des Arts et des Lettres” e em 2023 pelo Governo Italiano com o Grau de “Cavalieri al Merito della Repubblica Italiana, da Ordine Della Stella D’Italia”.