Forward I Fashion, Crafts and Design for Women Empowerment
, 2023
Curadora e Directora da participação portuguesa no projecto de empoderamento feminino que reuniu Portugal, Itália e Roménia.
Forward foi um programa europeu, financiado através de uma candidatura aprovada no âmbito do Erasmus +, que reuniu Portugal, Itália e a Roménia e que teve como objectivo promover a inclusão social de mulheres em situações desfavorecidas causadas por diversos factores, como por exemplo, imigração, pobreza, contextos remotos ou rurais, deficiências físicas ou mentais. Visou criar percursos de requalificação, melhorando a acessibilidade e aumentando a disseminação do ensino para adultos e promovendo a criação de emprego no sector da moda, do design e do artesanato.
Cada organização parceira desenvolveu um percurso formativo específico para o grupo de mulheres seleccionado no seu país, oferecendo uma oportunidade de aprendizagem às participantes numa óptica de inserção laboral, sendo que as actividades foram desenvolvidas entre Novembro de 2022 e Março 2023, nos três países participantes.
Em Portugal, a acção formativa, intitulada Fazer Bem, é foi concebida e produzida pela Design Foundation for Women and Crafts, em colaboração com a Terrafoundation e a experimentadesign e teve lugar no Alentejo, na aldeia do Carvalhal, concelho de Grândola.
FORWARD PORTUGAL: FAZER BEM
A formação desenhada em Portugal baseou-se na capacidade que o design contemporâneo tem para contribuir para a manutenção e inovação do artesanato, e no seu impacto na criação da sustentabilidade social e económica das mulheres que o possam implementar. Assim, através da introdução de estratégias com base em processos característicos da área do design e também das artes visuais, o programa Forward Portugal visa contribuir para:
Educar Através da transmissão de conhecimentos, metodologias e técnicas provenientes das disciplinas do design, das artes e artesanato.
Integrar Contribuir para a integração social, cultural e económica de mulheres em situações desfavorecidas, através da criação de estratégias de colaboração entre este grupo e as artesãs e designers convidados, promovendo a sustentabilidade e independência económica dos grupos-alvo.
Inovar Desenvolver novas tipologias de artesanato através da contribuição dos designers e artista contemporâneos convidados, criando novas ofertas com valor de mercado e com valor cultural, utilizando materiais e técnicas sustentáveis.