EXD’08 Amsterdam Space & Place
Amsterdam, 2008
Guta Moura Guedes foi co-directora da edição em Amesterdão da bienal experimentadesign.
A experimenta foi convidada pela cidade de Amesterdão, em 2007, para efectuar bienal EXD nesta cidade, num reconhecimento da importância do evento criado em Lisboa. Foi uma edição efectuada em colaboração com o colectivo Droog Design, liderada pela sua directora Renny Ramarkers e por Guta Moura Guedes.
EXD’08 Amsterdam propôs o tema Space and Place, contextualizando o seu convite desta forma:
“Pela primeira vez na história da humanidade existe mais população urbana que rural. Este facto significa que a cidade se transformou no habitat natural da maior parte das pessoas no planeta. Neste contexto, quando falamos de crescimento e florescimento, terreno e fluidez, ou quando usamos outras metáforas relacionadas com a natureza, na verdade estamos a falar de engenharia, arquitectura e design. Encaramos a cidade como uma paisagem que criámos e que continuamos a moldar. Dar forma a um lugar tem tanto a ver com a sua imaginação como com a sua construção. Se olharmos para uma criança a brincar conseguimos identificar um instinto essencial que é partilhado por todos os seres vivos. Ao atravessar uma linha imaginária e fechar uma porta virtual, a criança diz: agora estou em minha casa. Se só tiver à sua disposição pedras e paus para brincar, usa-os para demarcar a fronteira entre o dentro e o fora, entre um lugar e o espaço que o envolve. No desenho da paisagem urbana, este simbolismo responde às necessidades existenciais dos habitantes da cidade, que o usam para definir o seu habitat como um lugar para estar.”
A EXD’08 Amsterdam centrou-se na urgência com que se considerava o espaço urbano público. Deu destaque às, então, mais recentes estratégias de transformação dos espaços públicos em teatros de convívio público. Desde intervenções informais — e por vezes ilegais — que reivindicavam a rua como um lugar de encontro para cidadãos independentes, a propostas de arquitectos e designers para desenvolver o espaço público da cidade como um playground para a interacção social. O programa incluiu também reflexões sobre como transformar um espaço neutro num espaço individual, apresentadas por vários designers de vanguarda.Foram convidados designers, arquitectos e outros criativos de todo o mundo ao contacto com o público num dos melhores playgrounds urbanos: a cidade de Amsterdão.
DATAS
18 Setembro – 2 Novembro 2008
PARTICIPANTES / PARTICIPANTS
65 participantes de 21 países