EXD’05 O Meio é a Matéria
Lisboa, Portugal, 2005
Directora Não-Executiva e Co-directora Artística e Curatorial da quarta edição da bienal EXD em Lisboa.
A 4ª edição da experimentadesign – Bienal de Lisboa realizou-se entre 15 de Setembro e 30 de Outubro de 2005. Sob o tema “O Meio é a Matéria”, a EXD’05 explorou o meio e as matérias de transmissão perceptíveis no intervalo que existe entre quem cria e quem recebe.
O tema para a edição de 2005 da experimentadesign fecha um ciclo. Em 2001, ‘Modus Operandi’ reflectiu um interesse pelos modos específicos da produção cultural nas diversas áreas do design, da arte e da arquitectura; em 2003, o tema ‘Para além do Consumo’ lançou as bases para uma discussão mais lata em torno da figura e da posição do consumidor, do espectador e do utilizador. Por sua vez, ““O Meio é a Matéria” centrou-se nos meios de comunicação e na importância da mensagem, bem como do próprio processo de interação, como geradores de conteúdos e significado.
Esta edição integrou 18 eventos com 226 participantes, tendo recebido 101.234 visitantes. Entre os eventos mais emblemáticos da EXD’05 destaca-se a intervenção urbana de Stefan Sagmeister, integrada no seu projeto “Things I have learned in my life so far”, que tem vindo a ser apresentado um pouco por todo o mundo.
“O Meio é a Matéria centrou-se nos meios de comunicação e objectos comunicativos – um universo onde por vezes a matéria parece ser menos importante do que as mensagens que transmite e onde as interacções entre aqueles que criam e aqueles que recebem se tornam o verdadeiro produto.”
(Max Bruinsma, Comissário convidado)