Elementos Combinados

Design e Arquitectura — Co-Fundadora
Torres Vedras, Portugal, 1992

Guta Moura Guedes iniciou o seu percurso na área do Design em 1992, ano em que co-fundou o atelier Elementos Combinados com Rui Morgado.

Começando a trabalhar como designer, autodidata, projectou, editou e comercializou diversas séries de mobiliário, bem como design de interiores. Trabalhou sempre com artesãos e sobre todo um património de conhecimento imaterial que ia descobrindo no interior de Portugal e que revisitava à luz do final do século XX. Até 1999 dedicou-se a um conjunto de projectos que incidiam acima de tudo sobre a interdisciplinaridade do design, explorando as relações existentes entre a disciplina e outras áreas criativas.

Alguns dos principais projectos levaram-na a explorar a relação entre a literatura, a poesia e o design, como o projecto Memorial do Convento, em que desenhou e produziu uma edição limitada de peças a partir de 7 personagens do livro com o mesmo título do prémio Nobel da Literatura português, José Saramago; ou ainda o projecto que desenvolveu sobre a poesia de Herberto Helder, “Ervas”.

Na área da música, desenvolveu uma série de peças, 17, sobre as Variações de Goldberg, de Bach, interpretadas por Glenn Gould e nas artes plásticas explorou as linguagens de Matisse, Klimt e Mondrian. Trabalhou com a sua irmã mais nova, Eva Moura Guedes, formada na Fundação Ricardo Espírito Santo, conjugando a arte centenária dos embutidos e o design contemporâneo.

Participou em inúmeras exposições individuais e colectivas.

Voltar