Efeito D
, 2009
Comissária e curadora da componente internacional do Efeito D, onde o design se aliou à temática da Trissomia 21.
Efeito D surgiu do desejo de contribuir para o Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças, especializado em crianças com deficiências, nomeadamente com Síndrome de Down (Trissomia 21). Sediado em Portugal, é um dos centros mais avançados da Europa, ajudando milhares de crianças.
Com o intuito de gerar receitas para o Diferenças, a BBDO Portugal iniciou Efeito D, desafiando designers portugueses a criar novos produtos marcados por elemento ou coeficiente de diferença, de distinção, no seu design e conceito.
A experimenta juntou-se à iniciativa, sob o comissariado e curadoria de GMG, organizando e comissariando a secção internacional do projecto, convidando um grupo de designers de renome e desenhando a exposição.
Em Setembro, no âmbito da EXD’09, foi apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian um showcase inédito que incluiu esboços, desenhos, projectos 3-D e protótipos.
O objectivo de Efeito D foi dar origem a uma linha de produtos de design únicos para comercialização em Portugal e no estrangeiro.
Efeito D foi concebido e desenvolvido em regime pro-bono por todos os seus intervenientes.