City Cortex
Portugal, 2024
Concepção, curadoria e direcção artística do programa City Cortex.
City Cortex é um programa de raíz cultural que investiga a intersecção entre contextos urbanos contemporâneos, as cidades, e um dos materiais mais versáteis e sustentáveis que a Natureza tem para oferecer: a cortiça, o cortex do sobreiro. As grandes metrópoles do século XXI organizam-se, movem-se e funcionam a uma velocidade e complexidade que em muito se assemelha à actividade e composição neurológica do cérebro. City Cortex assume a cidade como um organismo vivo e dinâmico e debruça-se sobre os desafios do século XXI, onde questões como a mobilidade, a segurança, a sustentabilidade e a gestão de recursos são essenciais. Dedica-se também ao tema da cidade enquanto espaço de uso comum, multidisciplinar e multicultural, onde a a coesão social deve ser estimulada.
Através das contribuições de arquitectos e designers de renome internacional, City Cortex visa a criação de projectos originais para espaços públicos e semipúblicos para as cidades contemporâneas, através da investigação cultural proveniente destas duas disciplinas e do conhecimento cientifico e industrial da cortiça portuguesa e da respectiva indústria de transformação.
Os seis estúdios convidados são Diller Scofidio + Renfro, Gabriel Calatrava, Leong Leong, Eduardo Souto Moura, Yves Béhar e Sagmeister & Walsh.
City Cortex foca-se essencialmente em:
- Expandir o uso de um material sustentável e natural em contextos urbanos;
- Abrir caminho para uma maior consciencialização sobre a sustentabilidade e o desenvolvimento das paisagens urbanas contemporâneas;
- Inspirar um pensamento inovador, marcado por ideias e intersecções que ofereçam uma contribuição positiva e útil à nossa vivência enquanto comunidade e interacção com o mundo natural.
City Cortex é produzido pela Amorim e conta com o apoio à produção da Artworks. Com curadoria de Guta Moura Guedes e desenvolvimento da experimentadesign, os resultados deste programa foram apresentados ao público em Junho de 2024. Em complemento foi editado um livro sobre os projectos, que será lançado em 2025.