A Liberdade da Imagem: Design e Comunicação em Portugal 1974/1986
Porto, Portugal, 2014
Proposta e comissariada por GMG “A Liberdade da Imagem: Design e Comunicação Visual em Portugal (1974-1986)” foi uma exposição integrada nas Comemorações dos 40 Anos do 25 de Abril e no programa de 2014/15 Ano do Design Português.
Com curadoria de José Bártolo, design expositivo de Miguel Vieira Baptista e design gráfico de João Faria, a exposição foi produzida pela ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos em parceria com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto e o apoio de diversas instituições, como a Fundação de Serralves, a Casa da Música e o Centro Documental 25 de Abril da Universidade de Coimbra.
Num caminho traçado pelas esculturas pop de Emília Nadal às decollage de Ana Hartherly, passando também pelos cartazes políticos de João Abel Manta, pelas capas de discos de José Brandão, pela poesia visual de Salette Tavares e pelos projetos de vanguarda de Ernesto de Sousa, a exposição concebeu um mapeamento crítico que nasce do cruzamento de uma revolução política e uma revolução cultural, afirmando-se na liberdade da imagem.
São cerca de 500 obras reunidas pela exposição que representam uma produção de vanguarda estética e pintam vividamente um período – 1974 a 1986 – de profunda transformação política, cultural e social em Portugal.
A proposta curatorial estruturou-se em torno de cinco núcleos expositivos trabalhando diferentes conteúdos, suportes e media, e foi exposta em sete locais emblemáticos da cidade do Porto.